Criar uma Loja Virtual Grátis
Matrizes (Oryzoborus maximiliani)
Matrizes (Oryzoborus maximiliani)


       Após muita pesquisa, leitura e reflexões sobre genética, criação e reprodução de pássaros, dúvidas e mais dúvidas de qual seria a melhor forma para montarmos um plantel de qualidade e vislumbrando chegar a formação de uma linhagem de padrão elevado, optamos por formar o nosso plantel base por matrizes já adultas, buscando junto à outros criadores fêmeas que apresentavam valentia, fogosidade, habilidade materna e bom temperamento na nossa presença. Procuramos por pássaros que demonstraram tranquilidade no manejo da gaiola e mudança de ambientes. Mas o fator principal para seleção foi a genética.


- genética: foi dada preferência às aves com a árvore geneológica conhecida, buscando unir matrizes descendentes dos grandes fenômenos dos torneios. As poucas matrizes que estão no plantel e que não são descendentes de campeões foram introduzidas por apresentarem fortes traços das características acima citadas e almejadas no Criatório Trem de Ferro.

      O passo 02, iniciado em 2010, é remontar o plantel de matrizes, substituindo gradativamente as matrizes base por suas filhas, frutos de cruzamentos direcionados, e assim sucessivamente, após uma minunciosa seleção, objetivando formar uma linhagem com fortes traços para as características que almejamos e com alto índice de transferência dessas características (homozigose e poder raçador).


Listagem das matrizes do Criatório Trem de Ferro:

Balalaika: oriunda do criador João Reginato, Paraná, não sabemos ao certo sua linhagem

Cuba-Libre: pantaneira de muita fibra

Dama de Ouro: neta do grande Sufoco

Esperança: filha do grande Sufoco

Iasmim: bisneta do grande Sufoco

Italiana: neta do grande Sufoco

Jóia: linhagem JK

Big Star Filha: matriz com idade bem avançada, vinda do Cicero de Maringá-PR, filha direta do Big Star com um fêmea que era chamada de Rio do Peixe, que foi do sr. Pedro Junqueira

Kadente: neta do grande Sufoco

Super Bonder: neta do grande Sufoco

Víbora: filha direta do Universo, com uma fêmea filha do bicudo Sanfona, que é pai do bicudo Sanfonmaia

Tequila: bisneta do grande Sufoco e filha do bicudo Pintado, irmão do bicudo Zidane e do Laranja, filhos do bicudo Porra Loca.

Shanti: irmã da bicuda Jade, do sr. Fausto, de Fátima do Sul - MS

Foguinho: filha do bicudo Foguinho, que vem se destacando nas rodas do RJ, que traz o sangue do Astro (linhagem Jequitibá), Carnaval (linhagem Jequitibá) e Mandela (Marcilio Picinini)

Imperatriz: neta do grande bicudo Robinho, fechada na genética do bicudo Mandela, desenvolvida pelo criador Marcilio Picinini

Kinder: matriz que traz a raça de três grande bicudos, Piolin, Sobe-Desce e Mandela

Jatobá Filha: filha direta do Jatobá, sendo portanto neta do grande Jequitibá

Jatobá Filha II: filha direta do Jatobá, sendo portanto neta do grande Jequitibá

Jequititi: fechada no sangue do Carnaval e Jequitibá









Partilhe esta Página




Total de visitas: 35845